sábado, 30 de junho de 2007

TARTARUGA TIGRE D’ÁGUA

 

A tartaruga tigre d’água brasileira (Trachemys dorbignyi) é uma tartaruga aquática, onívora. Tem este nome devido às suas listras amareladas e alaranjadas. Seu habitat estende-se pelos pântanos, banhados, lagos, riachos e rios do estado do brasileiro do Rio Grande do Sul, onde habita principalmente a região da Lagoa dos Patos e o Banhado do Taim. O habitat abrange também parte do Uruguai indo até o nordeste da Argentina. A fêmea desova até 18 ovos por postura. Destes, eclodem, após 60 a 120 dias, os filhotes com cerca de 3 cm. Quando adultas podem alcançar entre 22 cm (macho) e 26 cm (fêmea). São comuns no Rio Grande do Sul e com freqüência são ilegalmente comercializadas como animal de estimação. Vivem aproximadamente Cem anos.
Ao adquirir seu exemplar , devidamente registrado pelo IBAMA, providencie um aquário ou Aquaterrário de modo que seu mascote possa ter livre acesso tanto a água quanto a uma parte seca, composto por uma rampa ou uma pedra grande.
De acordo com o crescimento do filhote, o seu ambiente deverá ser trocado para que comporte o seu tamanho.
A água deverá estar sempre limpa, realizando trocas de água de acordo com a necessidade. Filtros e bombas submersas podem ajudar na qualidade da água. Esta deve ser aquecida, principalmente no inverno, a uma temperatura de 23ºC a 26ºC para mantê-la sempre ativa e com apetite alimentar.
Quanto à alimentação, item muito importante na conservação do Tigre D’água é composto de um alimento industrializado encontrado em lojas especializadas, específico para tartarugas aquáticas. Podendo adicionalmente ser oferecida 1 ou 2 vezes por semana pedaços crus de carne de frango ou boi, que elas gostam tanto. Artemias, tenébrios e besouros de amendoim também podem ser uma boa opção.
Porem atenção, o principal alimento é o industrializado na forma de bastão, oferecido 1 vez ao dia.
A dieta correta evita muitos problemas alimentares como deficiência de minerais (cálcio e fosfato) e de vitaminas como a hipovitaminose A, que é a enfermidade mais comum em quelônios. Banhos de Sol, são necessários para a absorção de vitamina D, evitando o raquitismo, quinze minutos diários já são o suficiente. Não se esqueça de mesmo no banho de sol, oferecer água e a opção de uma sombra.
Ao perceber sua tartaruga apática, não querendo entrar na água e/ou com os olhos inchados, procure um médico veterinário para iniciar um tratamento antes que os sintomas se agravem podendo levar o animal à morte.
Em alguns lugares, como o Lago Paranoá, em Brasília, são cada vez mais comuns, bem como a espécie contrabandeada dos EUA, Trachemys scripta elegans. Oriundas de descarte por famílias que as tinham como animal de estimação, tomam alguns lagos dos parques do DF e dali passam para coleções de água maiores.
A espécie americana se distingue, entre outras coisas, por ter uma mancha vermelha atrás dos olhos.
A comercialização clandestina da espécie Trachemys scripta elegans (tigre-de-água-americano), oriunda dos Estados Unidos, como animal de estimação no Brasil, trouxe uma série de problemas para as espécies nacionais, principalmente para o Tigre-de-água-brasileiro, por serem muito parecidas entre si. Além disso, o tigre-de-água-americano pode competir com as espécies nativas e invadir os seus ambientes naturais, provocando desequilíbrios ecológicos, como a hibridização de espécies do mesmo gênero e até impacto sobre populações de anfíbios (os girinos são um de seus alimentos). Perdido o interesse pelos animais, os proprietários muitas vezes os libertam em lagos, rios, represas ou parques, o que vem a provocar desequilíbrio ecológico.

ATENÇÃO: Considera-se crime se a origem do animal não puder ser comprovada, sobretudo se for um animal adquirido de traficantes ou contrabandistas, em estradas, depósitos, feiras livres, por meio de encomendas ou similares. O IBAMA não legaliza ou regulariza a posse de animais sem origem conhecida ou que tenham sido adquiridos em desacordo com o que foi estabelecido pela Lei nº 5197/67, Lei 9605/98 e Decreto 3179/99. Quem tem um animal silvestre em cativeiro deve primeiramente cuidar bem desse animal, fornecendo a ele alimento e acomodação adequados e, sobretudo, não adquirir outro sem a devida permissão, autorização ou licença do IBAMA. O infrator tem a opção de procurar voluntariamente o Ibama para entregar o animal sem sofrer penalidades. Porém, caso opte por manter o animal sem origem legal, se houver denúncias contra ele, estará sempre sujeito à aplicação da lei de crimes ambientais. (Fonte: IBAMA) Ou seja, adquira animais silvestres(provenientes da fauna brasileira) somente de criadouros registrados.
Tenha em mente que este animal pode viver 100 anos, então você tem de estar consciente que ele vai passar metade disso com você, proporcione uma boa estrutura para ele e ame seu bichinho...um abraço...

Sua tartaruguinha está com o CASCO MOLE e FALTA DE APETITE? Ela pode estar doente! CLIQUE AQUI e saiba mais!

Abcessos em Tartarugas CLIQUE AQUI. 
____________

281 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 281 de 281
pamela disse...

Ola !
Posso dar carne muida para minha tartaruga tigre todos os dias por que ela nao come camarao nao ela prefere passar fome entao vou poder dar a carne muida para ela todos os dias?
Se nao me indique uma raçao por favor tem so uma semana que ganhei ela.Me disseram que nao posso cola-la no aquario com aqua todos os dias so 2 horas por dia.Quando vou poder coloca-la sempre no aquario com aqua com qui idade ela so tem 5 meses agora.

Alex disse...

Bom Dia,

Encontrei um tartaruga tigre d'agua abandonada em são paulo num jardim.
Resolvi trazer ela para meu apartamento, levei num veterinario, ele diz que a mesma tem aproximadamente 3 anos e meio, é femea e que esta desidratada. Mas não está com sintomas de doença ou inflamações. Isso tudo aconteceu neste final de semana.
Desde domingo eu não consigo fazes ela comer nada, comprei ração, já tentei dar ovo, couve, e até hoje de manha a mesma não comeu nada, somente bebeu agua, pois estou colocando a comida numa bacia de agua bem grande.
O medico receitou cálcio e um remedia chamado glicopan, que estou conseguindo dar na boca.
Ela anda dormindo muito.
Alguma dica que voce possa me dar?

ricardo disse...

olá,minha tigre d'agua está botando, mas como das outras vezes não nasce nada, vc tem alguma diga para reprodução? tenho outra dúvida eu tenho um pequeno lago e tenho 6 tartarugas e notei que a femea que é mais velha que todas as outras aproximadamente 30anos, não está mais entrando no lago e qdo entra as outras femeas e o macho mordem seu pescoço na parte de sima e por esse motivo ela entra muito pouco no lago, será que este comportamento é pq ela está velha? então é isso ai fico no aguarde de uma dica, abraço

ricardo disse...

olá como faço para reproduzir os ovos da tartaruga tigre d'aqua?
grato

Unknown disse...

EU TENHO UMA TARTARUGA TIGRE-DAGUA E NO INÍCIO ELA TAMBÉM NÃO QUERIA COMER A RAÇÃO. UMA SUGESTÃO QUE FIZ E DEU CERTO, MISTUREI EM UMA VASILHA HERMÉTICAMENTE FECHADA A RAÇÃO E GAMMARUS, ASSIM A RAÇÃO ABSORVEU O CHEIRO E O SABOR DO GAMMARUS E MINHA BICHINHA ADOROU.BEIJOS A TODOS.

Anônimo disse...

por favor me digam oq necessita para ter uma tartaruga tigre dagua.obigado!

Unknown disse...

Olá, tenho 3 tigres d'água, e andei observando que suas unhas estão caindo.Seria algum fungo?

aninha disse...

ola, tenho uma tigre d" água e dei maça pra ela, logo que comeu os pedacinho ficou bastante agitada oque pode serw por favor me ajudem, ha e tem horas que ela acalma um pouco e depois volta a ficar agitada, por favor me ajudem, obrigada...

Viviane Kley Zatti disse...

Oi, bom dia. Muito úteis e interessantes as informações. Nossas tartarugas deram cria em abril/12 e hoje percebemos que 2 estão com as patinhas dianteiras 'comidas', faltando os dedinhos das pontas. Pesquisei na internet, mas não descobri nada. É possível que elas estejam se comendo? Ou pode ser algum tipo de doença, que deteriora os membros? Estou assustada e preocupada. Agradeço muito a atenção.

Unknown disse...

Ola amigos estou desesperada, tenho 4 tartarugas tigre d'agua todas elas ja sao adultas, uma delas do nada na o come mais, so fica em cima da pedra enquanto as outras estao tdas ativas e comendo bem! Nao e por letargia pois tenho termostato e a temperatura da agua esta em 29 graus, o que sera que esta acontecendo, eu reparei que a uns tempos atras todas elas estavam comendo as pedrinhas do aquario sera que essa dai esta com o algum problema? Sao todas femeas!

Unknown disse...

ola tenho um tigre d'agua q ñ se alimenta o a partir de hoje de manha toda mole ñ come fui ao veterinario e ele me receitou REPTOVIT E COLOCAR 5 gotas na agua e colocar ao sol mas de noite ñ sei se deixo dentro do pote ou coloco na agua funda quando eu encosto nas patas se retrai mas so as patas e os olhos tenho medo de deixar na agua funda e ela ñ abre a boca ñ se mexe so as patas me ajude estou preucupado

Unknown disse...

Boa Amigo, Minha tarta esta escamando nas patas e pescoço, esta uma aquaterrario, com controle de temperatura, filtro e agua tratada, é aliementada com ração, nao consigo leva-la para banho de sol mas tem a luz para substituir, que se liga por volta de 4 vezes ao dia um periodo de hora a horas e meia.
Agradeço

Dreeh disse...

Boa tarde, tenho duas tartarugas tigre d'água, há +/- um semana tem aparecido uma crosta branca colada na região inferior do casco de uma delas. gostaria de saber oq pode vim a ser, e q cuidados tomas a partir de então?

Nathany M. Soares de Oliveira disse...

Olá tenho uma tartaruga de 4 anos sempresa foi bem ativa .. Mais já faz um tempo que não quer comer e o fato novo é que começou a defecar sangue o que pode ser?

Nathany M. Soares de Oliveira disse...

Olá tenho uma tartaruga de 4 anos sempresa foi bem ativa .. Mais já faz um tempo que não quer comer e o fato novo é que começou a defecar sangue o que pode ser?

Anônimo disse...

Tenho uma tartaruga mais ou menos 1 ano e ela está com o olhos fechado ,que devo fazer


Carol disse...

Olá...

Tenho uma femêa Tigre D'água, ela já tem mais de um ano, quando era filhote ficava num aquaterráreo pequeno e sozinha, como ela cresceu montamos uma caixa d'água um laguinho com bomba, filtro e etc... No início ela era assustada quando estava na parte seca, não podia chegar perto que ela pulava na água, agora é difícil ela ficar na água...seja com sol ou não, dia ou até de noite ela fica na pedra, pode ser algo errado na água ou no ambiente?

Obrigada!

Roberta disse...

Oi, tenho uma tartaruga tigre d'água a quase 1 mês, ela é bem novinha,só que eu tinha uma outra com ela (do mesmo tamanho) e ela mordeu esta tartaruga na pata então devolvi a outra. Assim, primeiro achei que ela não mexia a pata direito porque estava doendo/machucada mas, agora percebi que deve estar quebrada/torcida porque ela não dobra a ponta da pata e ela está torta. Ela come bem, está aparentemente bem, mas a pata está torta, não sei o que fazer. Teria como colocar no lugar?

Anônimo disse...

Ola tenho uma tartaruga tigre d agua brasileiro mais ela e muito magra

Anônimo disse...

Olá eu tenho uma tigre d agua brasileiro dez de então meu pai dou 2 eu tinha 3 agora a minha tigre d agua pareçe um pouco depresiva oque eu faço ?

Anônimo disse...

Ola a especie tigre d agua come agua viva ?

Unknown disse...

olá gostaria de saber como faço para saber quando esta na epoca de acasalar tenho 1 casal mais não sei quando é a epoca certa para fazer isso

Unknown disse...

olá amigo gostaria de saber qual a epoca certa para acasalar , como posso saber ? agradeço

rosangela disse...

ola aquariofiliaBR tenho uma jabuti tigre ha 5 anos e uma femea ela toma banho em uma bacia todo dia entra e sai a hora que quer e se estica no sol ate se encomodar e procurar sombra desde que ganhei ela nao come outra coisa a nao ser raçao de cachorro e de gato essa semana ela botou na agua 5 ovos eu improvisei uma bacia com agua e outra com areia e enterrei os ovos ela nao cruzou pois nao tenho macho sera que os ovos vingarao? Ela tambem esta com mancha branca na costa aparentemente esta saudavel se alimenta bem anda o dia todo de um lado para o outro fezes normal, troco a agua todo dia mais preciso de orientaçao para melhorar a qualidade de vida dela e me orientar ao que fazer com os ovos me responda o mais rapido possivel por favor amo minha conchita ...

marcelo disse...

ola minha tigre dagua botou 2 ovos no fundo de um lago artificial, que devo fazer, enterrar na areia?

Anônimo disse...

ola!!! meu nome é marcelo e ganhei uma tigre dagua a pouco tempo, esta em um lago artificial de 16mt quadrados o problema é que ela ja botou dois ovos no fundo do lago, o que devo fazer? enterrar na areia?

Anônimo disse...

Bom dia , a 06 anos atrás encontrei duas tartarugas orelha vermelha mortas no quintal de uma amiga, procurando achei uma terceira muito pequena como as outras duas...cuidei intensamente desta e sobreviveu, hoje ainda não passou de 05 cm ...e agora está abrindo muita a boca e soltando ar dentro d'agua como se estivesse golfando , pode estar doente?
Ela não fica muito dentro d'agua ,na verdade só sossega quando fica encostada em mim ,parece um cachorro rsrs .

patty disse...

Para saber o sexo da tartaruga basta observar a cauda sabendo que os machos ten a cauda maior e a femea tem a cauda um pouco mais curta e tambem o macho tem as unha s da frente maiores. Espero que ajude

Anônimo disse...

saiu uma coisa preta de dentro da calda da minha tarta e depois ela puxou aquilo para dentro ,alguém poderia me responder o q é isso

Roberto disse...

Olá estou com vontade de comprar uma tigre d'agua oque eu faço, quanto cuSta uma delas?

Anônimo disse...

Olá estou querendo comprar uma tigre d'agua , quanto custa uma?

carol almeida disse...

ola comprei um filhote de tartaruga tigre d´agua mas ela so quer ficar dentro da agua, esta comendo normal . isso e normal ela ficar so dentro da agua
obrigado

Anônimo disse...

Pode criar tigre dagua americana e tigre dagua brasileira no mesmo aquario?

Anônimo disse...

a minha tartaruga tem + ou - 3 anos ela mora num aquário que tinha uma rampa de vidros com pedrinhas artificiais mas uma vez eu fui lava a louça e a encontrei na porta da cozinha (Ela fica no meu quarto depois vem a sala e a porta da cozinha)daí tiramos a rampa tem algum problema? e eu só dou ração industrializada(Repto Life)quanto devo dar e o que + devo dar? e uma pequenica pele está saindo do casco da ponda tem algum problema?
desde já agradeço

Unknown disse...

Bom dia,

tenho uma duvida.

tenho 3 tartarugas tigre d'agua.

uma eu tenho certeza que é femea, as outras 2 nao sei...

DUVIDA: a femea bota sempre, mas nao sei se ela acasala, pois eles brigam entre si para ficar no lago.

é normal a tartaruga botar mesmo sem acasalar?

Anônimo disse...

Oi, elas comem todos os dia?

Unknown disse...

Olá Norberto,

Você têm que procurar um veterinário especializado em animais silvestres como o Dr. SILVESTRE. Procura no google

Eu tenho 2 e as minhas estavam com os mesmos sintomas da sua.
Levei ao vet e ele me disse que isso pode acontecer por elas ficarem muito tempo na água e começa a dar fungo, esse esbranquiçado.

Ele receitou fazer 2 vezes ao dia uma imersão de 30min em uma bacia com agua e Povedine. 10 ml de Povedine para cada 3l de agua. Depois lava-las em agua corrente para tirar o produto e deixar em ambiente seco.
faça isso por 10 dias.

Fernanda

Unknown disse...

Olá Norberto,

Você têm que procurar um veterinário especializado em animais silvestres como o Dr. SILVESTRE. Procura no google

Eu tenho 2 e as minhas estavam com os mesmos sintomas da sua.
Levei ao vet e ele me disse que isso pode acontecer por elas ficarem muito tempo na água e começa a dar fungo, esse esbranquiçado.

Ele receitou fazer 2 vezes ao dia uma imersão de 30min em uma bacia com agua e Povedine. 10 ml de Povedine para cada 3l de agua. Depois lava-las em agua corrente para tirar o produto e deixar em ambiente seco.
faça isso por 10 dias.

Fernanda

Anônimo disse...

Boa tarde, minha tartaruga tigre d'agua tem uma bolsa preta saindo do rabo. Gostaria de saber o que! Será que você poderia me ajudar?

Kaori disse...

A agua do aquaterrario da minha tartaruguinha (6 meses) tem apresentado bolhas, muitas bolhas de ar... Pode me dizer o significa?

Anônimo disse...

Respondendo ao Norberto e a outras pessoas que podem ter a mesma dúvida!
Antes uma dica; quando alimentar seu tigre d´água retire ele do aquário e coloque ele num outro recipiente com água descansada ou filtrada. Ofereça comida em pequenas quantidades, ate perceber que o animal esta satisfeito isso evita desperdício e sujeira na água. Espere umas 3 horas antes de volta-lo ao aquário pois nesse tempo o animal também poderá defecar e assim vc terrário seu terrário sempre limpo!
Bom, mas vamos as manchas no casco brancas e descascar: isso é normal, começar a ficar mais pálido e a descascar placas do casco, todo anos as tartarugas de água soltam essas placas. Isso é a nova troca de casco e significa também o crescimento do animal. Quanto a pequenas batidas no casco, essas realmente demoram a sumir dependendo da profundidade da lesão e conforme o numero de trocas de casca do casco do animal. Falo isso por experiência de 20 anos com minhas tartarugas.

Anônimo disse...

Respondendo ao Norberto e a outras pessoas que podem ter a mesma dúvida!
Antes uma dica; quando alimentar seu tigre d´água retire ele do aquário e coloque ele num outro recipiente com água descansada ou filtrada. Ofereça comida em pequenas quantidades, ate perceber que o animal esta satisfeito isso evita desperdício e sujeira na água. Espere umas 3 horas antes de volta-lo ao aquário pois nesse tempo o animal também poderá defecar e assim vc terrário seu terrário sempre limpo!
Bom, mas vamos as manchas no casco brancas e descascar: isso é normal, começar a ficar mais pálido e a descascar placas do casco, todo anos as tartarugas de água soltam essas placas. Isso é a nova troca de casco e significa também o crescimento do animal. Quanto a pequenas batidas no casco, essas realmente demoram a sumir dependendo da profundidade da lesão e conforme o numero de trocas de casca do casco do animal. Falo isso por experiência de 20 anos com minhas tartarugas.

Mariana disse...

Aff já escrevi esse texto duas vezes, terceira agora u.u, deu erro! Haha Enfim. Queria saber se as tartarugas tigre dagua podem se alimentar fora da água?? Eu dou banana no aquário delas, mas a água fica muito suja e apodrece logo em seguida, sendo necessária a troca inteira da água! Queria saber se elas podem comer frutas e legumes fora da água! Tenho duas tartarugas, uma é bem maior q a outra, e come quase toda a ração, deixando o mínimo pra pequena!! Eu dou bastante ração pra elas, tem algum problema? Pq não poderia dar se ela pede, e come tudo oq eu dou?? Ela é muuito esfomeada! Tem algum problema? Dou de manhã e à noite. Beijos

Unknown disse...

Olá tudo, bem? Preciso muita de ajuda
Minha tartaruga tem aproximadamente 1 ano
Ela era bem ativa e se alimentava bem.
Agora tem uns 2 meses que ela não quer comer e o tempo está quente normal e quando a coloco no chão para andar ela vai para um cantinho e fica quietinha
Fica o dia todo com olhos fechados e sem comer nada
Estou preocupada
Acho q ela pode morrer

Clara disse...

Ola! Me ajudem tenho 4 tartarugas. Duas já saíram pra reproduzir várias vezes mas nunca nasceu filhotes. Essa semana estou andando pela casa e já achei 2 filhotinhos. Não sei onde pode estar o ninho. Um estava morto e outro vivo. É cada um em um lugar bem diferente. Como posso achar o ninho? Será quando que ela reproduziu? Estou com medo de ter mais e morrer, ou algum animal pegar.
A que está viva já coloquei em um aquário mas não estava comendo nem couve, nem ração. Há coloquei minhoca pra ver se será mais atrativo. O que eu faço. Será que nasceu agora mesmo?

Priscila disse...

Oii, gostei demais do seus comentários, mas preciso de uma informação. Ganhei minha tartaruga no inverno ela não aceitou a ração apenas os camarões desidratados e ela comia e parecia estar satisfeita, e agora o tempo está mais quente e a toda hora que vamos dar a comida ela parece estar morrendo de fome. De manhã eu coloco algumas rações dentro do camarão pra ela comer. Será que eles não estão sustentando ela?

Unknown disse...

Bom dia. Tenho uma Tigre dágua a pouco tempo. Ela deve ter em torno de 5 anos... Tenho algumas duvidas a respeito de seu comportamento. Ainda estou adquirindo todo o equipamento pois é tudo caro, mas tenho mantido ela em uma bacia grande durante algumas horas enquanto a alimento e ela nada um pouco, depois solto ela pelo apartamento, quando ela passeia bastante, encontra os pontos de sol e tal... Um comportamento dela me encucou... ela já entrou atrás de um objeto e dormiu lá, em outro momento dormiu debaixo das rodas da minha cadeira, em outro momento rastejou até debaixo de um pano e ficou lá também. Este comportamento nunca vi documentado. Ela gosta de ambientes restritos, como se fosse uma toca??? Pelo que entendi ela gosta de se esconder, será que além do aquario, da plataforma seca, devo providenciar uma "caverninha" para ela se esconder quando quiser???? Muito obrigado.

Anônimo disse...

Bom Dia, estou com algumas dúvidas:
Minha Tartaruga esta com 17 cm de carapaça e tem apenas 1 ano, estou com um aquaterrario de 60x30x40, com capacidade de 72 litros, mas deixo apenas com 55 litros para a parte seca ficar totalmente sem agua e mantenho uma temperatura entre 25 e 28 graus. Queria saber se o tamanho está bom pra ela?
E a alimentação dela é muito variada, tem dia que ela come e tem dia que não come nada, deixo uns peixinhos vivos com ela, para que se ela estiver com fome, possa se alimentar, estou fazendo certo?
Tento alimentar ela duas vezes por dia, porem como disse anteriormente, ela come apenas algumas vezes que ofereço,quando ela tinha uns 3 a 8 meses, comia sem para, e agora ela esta assim... Queria saber o motivo?

Pode me ajudar?
Fico no aguardo.

Unknown disse...

Olá!

Tenho duas tartarugas, e estou pensando em largar elas numa lagoa. Elas sobreviveriam? Obrigada

Unknown disse...

Olá, tenho uma tartaruga tigre d'agua e nos deixamos ela no quintal... Fizemos um laguinho pra ela com pedras e ela vive ali, apenas com luz do sol e alimentação com ração. Minha dúvida é, ela não gosta que a gente chegue perto, fica assustada e se esconde. Queria saber se alguém sabe me dizer por que ela tem esse comportamento.

Alvaro e Elisangela disse...

Olá parabéns pelo blog, aqui em casa tenho uma tigre d’água americana tem dois anos ganhei faz um mês construiu um laguinho com plantas ornamentais e peixes daqui da região do Rio Grande do Sul Brasil, agora mês de janeiro é verão e a temperatura varia de 24 °C a 40°C no decorrer da semana. Ela se comportava sempre ativa sempre dei e comprei ração para tartarugas (tigre d’água) compradas em lojas de animais de estimação percebi que aos poucos do decorrer de três dias ela estava começando a ficar lerda com desanimo, depois começou a nadar histericamente de forma rápida em círculos no fundo do lago e depois encolheu as patinhas para dentro do casco e a cabeça e abriu a boca e deste jeito ficou imóvel durante um bom tempo e eu desconfiei e tirei do lago e deixei por um dia do lado de fora no seco em uma caixa apropriada no meu quarto e fiquei observando a, as patas estavam moles não davam sinais de vida, mexi com um palito de dente o rabinho dela para ver sinais e o mesmo se mexia, mas isso foi no mesmo dia em que eu a tirei o a botei no meu quarto fui à internet e pesquisei a respeito de informações sobre hibernação devolvi logo no outro dia ao lago a botei na pedra para pegar sol e fiz uma sombra para ela ficou com a metade do casco dentro d’água e a outra metade fora d’água (cabeça) ela não reage, fiz o teste de solta-la para ver se afundava e ela afundou e não boiou, mas continua no mesmo aspecto cabeça para dentro olhos fechados e boca aberta vou esperar para ver se realmente esta morta isso tudo em um espaço de tempo de três dias estou procurando um veterinário de animais exóticos em minha cidade santa Maria RS o que vocês a acham esta morrendo? Não tenho experiência, pois nunca vi uma tigre d’água americana hibernar e ela sempre foi cuidada com atenção sempre no inverno daqui temos aquecido a agua trocado a agua a alimentado de forma aconselhada pelo ex dono que a me deu três porção por dia. O que vocês acham que esta acontecendo com ela? É estranho hibernar no verão daqui acredito que ela provavelmente ira morrer.

Anônimo disse...

Boa tarde! Tem como a tartaruga crescer e o casco não? Se sim, o que fazer para que que o casco cresça

Poeta Secreta disse...

Eu li que é normal pois elas são repteis e descascam como as cobras

Poeta Secreta disse...

Oi! Eu ganhei minha tigre d'agua á uma semana e ela está indo bem , mas todos os dias eu tiro ela do aquaterrario para passear pela varanda, gostaria muuito quanto tempo (sem sol) ela pode ficar fora da agua ou do terrario, ou se isso nao deixa ela seca?! Muuito obrigada

Viridiana Saldanha disse...

Estou com o mesmo problema. Como você solucionou?

Anônimo disse...

Oi, meu nome é Carol e tenho 12 anos e gostaria de saber sobre a idade da minha tartaruga Tuta.
Minha tartaruga teve uma dona e com essa dona ela morou por 4 anos, e faz uns dias a dona me deu, e queria saber quantos anos ela tem, minha tartaruga se chama Tuta e tem 12 cm de caso.

Unknown disse...

Esse blog n é de venda '-'

Unknown disse...

Bom dia Por favor me ajudem. Eu tenho 2 tartarugas em 1 aquaterrario com filtro. Elas estão com 3 e 2 anos, Me mudei a pouco tempo e o aquaterrrio fica em local onde bate sol da mannha e recebe luz o dia todo. Continuo limpando aquario como sempre fiz nestes 3 anos só q desde q mudei qdo limpo o aquario daí 2 dias a água já está verde. A luz interfere neste processo ?
Aguardo pois estou preocupada. As tartarugas estão ativas e comendo muito bem. Desde ja agradçeo

Hozana disse...

Boa tarde, tenho uma tartaruga tigre de mais ou menos 1 ano. Tá saudável, gostaria de saber como identificar se ela está gorda. Ainda não sei o sexo. Apenas tô achando ela muito larguinha e já me falaram que pode está gorda.Antes a barriga dela era reta e percebi q recentemente ela está levemente saliente.

Unknown disse...

Boa noite
tenho uma tartaruga tigre, uns 3 anos e agora ganhei uma mas é filhote,
tem algum problema se eu colocar as duas no mesmo aquário?
Meu aquário é bem grande mas estou com medo de a pequena sofre algo pela grande.
att.
Anderson de Andrade

Unknown disse...

Oi gente, tenho uma tartaruga tigre d'água. Estou preocupada pq esta muito frio e mesmo com o climatizador ela não quer comer e.é..
As vezes eu morno um pouco de água e coloco no aquário pra tirar o gelo da água.. mesmo assim nada... ela parece querer hibernar.. estou com medo que ela morra. Alguém pode me dar uma dica? Me dizer se é normal.

Unknown disse...

Ela pode estar trocando o casco. Ela solta as plaquinhas do casco e fica com o novo. Se for isso acredito ser normal

Unknown disse...

A minha tbm faz isso, me falaram que é o genital.

Unknown disse...

Pra saber se é macho ou femea tens q olhar o casco e as unhas q sao a forma mais facil a fenea tem o casco reto em baixo ja o macho tem uma ondulacao embaixo do casco as unhas do macho tbm sao desproporcionais ao tamanho da pata são mais alongadas

Anônimo disse...

boa tarde, tenho uma tartaruga tigre d'agua e ela nao come a uma semana e esta um pouco inchada, oque deve ser? me ajudem por favor!!

Unknown disse...

Bom dia, tenho uma tartaruga tigre d'Água bem ativa e bem gulosa. Ela tem apenas 4 meses, antes comia somente aquelas bolinhas (comidinhas de babys) mas agora passei a dar o bastão, de início o quebrei em duas partes pensando em ficar melhor pra ela engolir. Porém, depois que comecei a dar esse bastão tenho notado que ela está com diarreia a uma semana. Como posso proceder? Por favor me ajude, não quero perder minha tartaruga 😞. No aquaterrario não tem a lâmpada UV mas ela toma banho de sol natural, só que infelizmente não é todos os dias que o sol aparece. Desde já agradecida!

Bruno Cerutti disse...

Compra pedra de cálcio no pet shop

Felipe Mourthé disse...

Bom dia! Primeiramente gostaria de registrar que esse blog está muito bem feito e as perguntas estão sendo respondidas com a autoridade de quem detém conhecimento aprofundado sobre o assunto.

Como já tenho uma tartaruga desde filhotinha a 4 anos e esse ano inseri mais uma no mesmo aquário (essa com cerca de uns 2 a 3 anos) já li bastante sobre o assunto e já tenho certa prática com os cuidados que devo ter com os animais. O que me causou surpresa foi uma informação que sinceramente eu desconhecia e li aqui. Tenho aquário onde eu crio peixe Oscar e faço as TPAs com o Sifão sistematicamente, todavia achava que as Tartarugas não necessitavam desse procedimento e sempre efetuei a troca de 100% da água. Faço isso desde que obtive a minha primeira Tartaruga. Na verdade jamais notei que isso tivesse ocasionado qualquer problema para as Tartarugas, mas com as informações obtidas aqui sobre TPAs também no aquário das Tartarugas estou considerando fazer esse procedimento também no aquário delas. Estou apenas com uma dúvida: as Tartarugas produzem muitos dejetos e sujam muito a água. É possível manter a água limpa e com boa qualidade só fazendo TPAs no aquário das Tartarugas? Importante lembrar que tenho um auaterrário de 100 litros para as duas Tartarugas e não tinha sistema de filtragem nele, tinha apenas uma bomba bem potente. Essa semana comprei um filtro pro aquário delas, e mesmo com esse filtro ainda mantive a bomba no aquário para garantir uma boa oxigenação. O filtro que comprei salvo engano é de 600 litros por hora. É um Sunsun Filtration Pump JP-022f.

Eunice Frazao disse...

Bom dia, tenho 2 tigres d'agua há 5 meses e de um mês para cá eles ficam batendo no vidro do aquário qdo nos aproximamos. Penso que é fome e dou comida. Mas voltam a fazer isso várias vezes ao dia. Tenho alimentado-os 2 a 4 vezes ao dia e li que 2 vezes seria suficiente. Seria essa atitude algum outro problema?

Eunice Frazao disse...

Oiii
Estou com novos problemas.
A água do áquaterrário de minhas 2 tartarugas está ficando com odor de podre a pontod e não haver possibilidade de ficar denteo de casa. Tive que colocar o aquaterrário na varanda. E troco a água 2 x na semana. É normal esse odor?
E outra questão foi que hoje uma delas pulou do aquaterrárii. O que pode ter acontecido?

Mayra Misk disse...

Bom dia,
Tenho uma fêmea tigre d'água e apesar de estarmos em pleno verão de fevereiro, o termostato está adequado, minha tartaruga parou de comer e está muito agitada. O aquário esta ficando sujo com pedaços de pele que estão descamando acredito que seja troca. Mas parar de comer totalmente como ela está agora nunca aconteceu antes e ela já está com 20 anos. Ela come apenas ração reptolife.
Alguém poderia me orientar, o que devo fazer, já levei no veterinário e ele não diagnosticou nada.
desde já agradeço.

Anônimo disse...

eu tinha 2 desses ilegais, o ibama veio aqui em casa, dai eu matei os bichos na frente deles, dai nao aplicou a multa...se tivesse vivos eles iriama plicar multa e retira ros animais...fica a dica: quando ibama bater na prot,a mate os bichos ou pague multa e perca mos animais

Unknown disse...

Geralmente manchas esbranquiçadas ou são fungos ou são troca da placa da carapaça, que é normal por ela estar crescendo, se essa mancha nao for esponjosa pode ficar tranquilo que é so troca de casca mesmo, se for esponjosa procure tratamento contra fungos 😊

Unknown disse...

Se essas manchas brancas não forem esponjosas. Pode ficar tranquilo que é so troca das placas, isso é normal, quer dizer q está crescendo, se for esponjosa procure um tratamento contra fungo

Unknown disse...

O sexo da sua baby vc So ira descobrir quando ela for maior, o rabo do macho fica mais grosso e mais comprido, enquanto o da femea fica mais fino, se for uma orelha vermelha o macho terá as unhas compridas

Unknown disse...

Se essas manchas não forem esponjosas pode ficar tranquilo q é so a placa da carapaça soltando, isso acontece quando elas estão crescendo é super normal. Se for esponjosa procure um teatamento contra fungos. Mas pelo q vc descreveu eu creio q seja as placas soltando msm

Unknown disse...

Os olhos inxados e falta d apetite indica ou infecção ou pneumonia, sugiro procurar um veterinário para fazer uma consulta ou um tratamento o mais rapido possivel

Unknown disse...

E casco branco é fungos, vc vai ter que fazer um tratamento contra fungos tbm

Simone Izidoro disse...

Olá, tenho uma tigre d'água de 22 anos. Ela está num aquaterrário adequado ao seu tamanho, com luz artificial, raios uva e uvb, parte seca, aquecedor no inverno. Troco a agua praticamente todos os dias. Desde os 5 anos ela bota entre 10 a 15 ovos todos os anos. Ano passado ela não botou e este ano parece que está botando ovos sem casca. Sai algo no formato do ovo porem, parece ser apenas a clara do ovo, sem casca. Ela come ração própria para sua espécie. Não apresenta mais nenhuma alteração. Olhos normais, casco também. O que pode ser isso?

Unknown disse...

Oi,em que loja você comprou suas tartarugas??quero uma tbm mas por aqui não tem

Unknown disse...

Não. Si. Não. Ela. Morrerá. Doea. Pra. Min. Posso. Cuidar. Déla.
Ligue. Pra. 999263471

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 281 de 281   Recentes› Mais recentes»